sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sabrina Sato e seu problema cabeludo

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para avaliar denúncias de suposto preconceito contra homens peludos, cometido por uma famosa marca de lâminas de barbear.

                                              

No anúncio, veiculado na TV, luminares da cultura pop mundial como o cantor Psy, Sabrina Sato e as gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca, incentivam a depilação peitoral masculina.
O Conar diz ter recebido nos últimos dias 15 reclamações – 14 de homens e 1 de mulher – que consideraram a propaganda preconceituosa.
Nas mensagens encaminhadas ao Conar, os consumidores classificam a propaganda como “preconceito contra os peludos” e afirmam que o filme “tacha” o grupo de homens com pelos no peito como “nojentos”.
Em uma das reclamações, o consumidor lembra que numa propaganda anterior a empresa já havia se referido aos homens peludos como “homem das cavernas”.
Democracia é isso. Mas quem disse que viver em uma é fácil?
Fico imaginando que tipo de pessoa tem tempo e paciência para escrever a algum órgão reclamando sobre esse tema tão importante quanto a defesa da dignidade dos peitos cabeludos.
Será que Tony Ramos parou as gravações de alguma novela para ligar para o Conar? Acho que ele tem mais o que fazer, não?
Será que os defensores dos peitorais capilarmente privilegiados também gastam seu tempo reclamando da qualidade da escola dos filhos? Ou do transporte público?
E a liga dos defensores das pessoas com verruga no queixo, onde está? E o sindicato dos calvos?
Onde estavam os defensores das aves comestíveis quando Costinha, maldosamente, posou nu ao lado de uma ave indefesa na capa de “O Peru da Festa”, submetendo o pobre animal a um trauma terrível?
Finalmente, cadê o sindicato dos míopes, que nunca reclamou do Silva de Chico Anysio? E a liga de defesa dos vesgos, que nunca protestou contra o Cocada?
Tolo é aquele que se cala diante do que lhe constrange. O ser humano é naturalmente preconceituoso, imagina quando é incitado a sê-lo. Então, basta pensar em quantas pessoas morreram em cirurgias plásticas ou sofrem bullying diariamente por não se enquadrarem nos "padrões" estipulados por indústrias que querem vender, somente vender.
Recentemente havia um comercial da Skol onde pessoas eram devoradas por um tubarão. Certamente, essa empresa não se preocupou nem por 1 segundo com as famílias que perderam seus entes queridos ou as pessoas que tiveram seus membros arrancados durante um ataque desse bichinho.

                                                                                                                     Informações  Blogfolha

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