sexta-feira, 6 de abril de 2012

18 anos sem Kurt.



Aos 14 anos,ganhou sua primeira guitarra, desde então Kurt se dedicou ao rock’n'roll. Começou com covers, uma bandinha de garagem aqui, outra ali, até que finalmente formou o Nirvana, ao lado de Krist Novoselic. Após a passagem de vários bateristas, Dave Grohl (atual líder do Foo Fighters) assumiu as baquetas, tornando esta a formação clássica. Em 1991, os caras lançaram um dos mais importantes álbuns da história do rock, Nevermind, e acabaram ganhando o mundo. Já com muito sucesso, o grupo foi chamado para gravar um Unplugged MTV, e surpreenderam com a ousadia, já que tocaram poucos sucessos e diversos covers de bandas underground da época. Nesse meio tempo, Cobain passou por diversos problemas com drogas e um casamento turbulento com a vocalista do Hole, Courtney Love, que resultou no nascimento de Frances Bean Cobain.
No dia 05 de abril de 1994, aos 27 anos, o vocalista e guitarrista do Nirvana colocou fim à sua vida com um tiro na cabeça, sendo encontrado na sua casa de Seattle, nos Estados Unidos, três dias depois. Com uma nota de suicídio dirigida a um amigo imaginário de infância chamado “Boddah”. Em seu corpo foram encontrados Valium e heroína. Apesar da versão oficial dessa história ser um suicídio, muitos fãs alegam que Kurt foi assassinado por Courtney, mas o fato nunca foi comprovado.
No último ano,"Nevermind", o disco mais marcante e bem sucedido dos Nirvana, foi reeditado; a edição comemorativa dos 20 anos do álbum de "Smells Like Teen Spirit" chegou ao primeiro lugar no top de vendas de numerosos países.

Para homenagear esta figura, pesquisei no Youtube um vídeo com o show completo do Nirvana na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro. A apresentação é de 1993 e a performance causou polêmica na época, já que Kurt fez… digamos, gestos obscenos para a câmera, além de algumas cusparadas na lente da Rede Globo, que transmitia tudo ao vivo. A imagem não é lá essas coisas, mas vale pelo registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário