terça-feira, 10 de abril de 2012

Extra, extra: Morreu o CD e o vinil vai ressuscitar!



Os velhos discos de vinil, surgidos antes da década de 1950, podem parecer obsoletos para muita gente que não teve o prazer de desfrutar das rotações do bolachão em seu antigo aparelho 3 em 1, trazendo ao ouvinte o som e alguns ruídos inesquecíveis produzidos pelo deslizar da agulha na superfície preta. Porém, quando até mesmo a indústria parecia ter desistido do formato, eis que alguns aficionados resolveram resgatar suas pérolas e, aos poucos, recolocá-las no restrito mercado das raridades.



Acredite se quiser, no que diz o entusiasta dos discos e idealizador do mais novo projeto envolvendo vinis, Rodrigo Bueno.
Cansado de ir “garimpar” vinis em feiras e sebos, ele, junto com Vinicius Aguiari e Fernanda Alteff, decidiram abrir uma espécie de loja virtual desse objeto tão lembrando por uns e quase esquecido por muitos.
O projeto foi, na verdade, criar uma loja de vinis online, coletiva e gratuita, onde lojistas e pessoas físicas colocam seus discos à venda sem custo, tornando assim o site, um canal entre os amantes do vinil. E deu certo, tanto que, dez dias depois de ser anunciado para os usuários, o site já contava com mais mil discos cadastrados.
Rodrigo conta que a ideia surgiu depois de uma visita a uma feira de discos. “O evento contava com milhares de álbuns, porém, o trabalho de garimpo era estafante, daí tivemos a iniciativa de criar um site onde fosse possível buscar por discos de uma forma simples e direta”.
Assim como Rodrigo, Vinicius Aguiari, que é coordenador do projeto, disse que começou a frequentar as feiras de discos e os sebos e descobriu que existe um acervo rico de álbuns. “Por outro lado, percebi também que havia a necessidade de uma ferramenta para otimizar esse trabalho de garimpo”.

A DINÂMICA
Além do cadastro gratuito, disponível para pessoas físicas e empresas no site, os idealizadores foram além e, decidiram dar, de fato, visibilidade para os integrantes desta teia.
A Loja de Discos traz um mashup – baseado no Google Maps – com a localização de todos os pontos de venda de vinis cadastrados em São Paulo. O objetivo é fazer com que o comprador conheça as lojas físicas e retome o hábito de visitá-las. “O mapa está em processo constante de construção e, em breve, deve ser ampliado para outras capitais e regiões do Brasil”, explicou Fernanda Aleff, que é coordenadora de parcerias do site.
Apesar dessa troca de informações, depois de encontrar um álbum, o cliente irá negociar direto com o fornecedor, entrando em contato com o vendedor por telefone ou e-mail para acertar a compra, combinar o pagamento e a entrega do disco, sem nenhuma interferência do site nesse processo



CULTURA RETRÔ
O blog da Loja de Discos vai funcionar como um canal para a divulgação da cultura do disco e será atualizado com dicas de discos, entrevistas com pessoas ligadas ao universo do vinil, curiosidades, vídeos, dicas de tocadores para a compra e coisas do tipo.
Para complementar esse trabalho, o site mantém contas no Twitter e no Facebook, marcando presença nas redes sociais. “Nossa proposta é tanto operar como uma ferramenta para a pesquisa dos discos, quanto como um canal para a divulgação da cultura do vinil com o objetivo de estimular esse mercado”, pontua Rodrigo.

AMOR PELA CAUSA
Rodrigo conta ainda que a paixão pelo vinil remete à infância e à adolescência, quando ele e os sócios tiveram os primeiros contatos com os discos. “Recentemente, com o relançamento de álbuns e o revival dos discos, nós voltamos a frequentar sebos, lojas e a fazer as compras. Este é um mercado em crescimento, que está ganhando força e fãs”.
Ele ressalta que mesmo com toda a troca de arquivos online, as pessoas não pararam de consumir música e ainda compram camisetas, produtos licenciados, além de influenciarem outros setores, como a moda. “Agora, com a morte do CD bem próxima, os fãs de música redescobriram os discos, principalmente, pela sua qualidade sonora e pela experiência proporcionada ao tocar um álbum. Há o público adulto, saudosista da tecnologia, e as novas gerações, que são atraídas pelo charme do formato. Prova disso é que foram vendidos 2,8 milhões de discos nos Estados Unidos no ano passado, segundo a consultoria Soundscan. Esse mercado vai crescer em todo mundo, porque todo dia os artistas lançam discos novos e reedições em vinil” completou Rodrigo.
Apesar de todas as afirmações otimistas, ele assume que não haverá grandes lojas de discos como nos 1980 e 1990, e que o vinil volta para ser mais uma alternativa para quem deseja consumir música.
SERVIÇO
Para quem quer saber mais informações e se cadastrar, é só entrar no site: www.lojadediscos.com.br



Josiane Dalmagro

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