terça-feira, 3 de abril de 2012

Lembrando Cazuza.





                               "De nada adianta a liberdade, se nao temos a liberdade de errar" ...



Um dos maiores poetas do rock nacional, se fosse vivo, o ícone da música brasileira completaria 54 anos hoje.
Agenor de Miranda de Araújo Neto sempre foi "Cazuza" desde a maternidade. Nascido em 04 de abril de 1958, Cazuza foi o único filho de João e Lucinha Araújo. Cazuza cresceu cercado pelos astros da MPB, seu pai foi o fundador da gravadora Som Livre. Era comum Cazuza acordar no meio da noite e encontrar na sala de sua casa gente como: Elis Regina, Jair Rodrigues, Os Novos Baianos, Caetano, Gil e Gal...
Depois de algumas tentativas Frustradas ( Cazuza tentara ser fotógrafo, sendo que antes já havia trabalhado no departamento de imprenssa da Som Livre, junto a Scarlet Moon), "Cajú", (Era assim que seus amigos lhe chamavam), foi surpreendido por um convite inesperado, Cazuza foi intimado a ingressar numa banda de rock. Foi numa garagem da Pça Del Vecchio, no Rio Comprido que Cazuza conheceu Maurício Barros (o dono da casa), Flávio Augusto Goffi Marquesino, o Guto, André Palmeira , o Dé, e Roberto Frejat. Estava Formado o Barão Vermelho.
Foram feitos alguns ensaios com o objetivo de apresentar na Feira da Providência nos dias 05, 06, 07 e 08 de novembro de 1981. Infelizmente o som pifou na Hora "H"e o show não rolou. Mas uma página do Rock Brasileiro começava a ser escrita.
Depois de se apresentarem em quase todos os lugares do Rio de Janeiro, o Barão resolveu gravar uma fita Demo, e essa fita acabou parando nas mão de Ezequiel Neves, o "Zeca Jagger", este acabara se apaixonando pela poesia de Cazuza. Depois disso só faltava Zeca e o produtor Guto Graça Melo convencerem João Araújo que a contratação da banda de seu filho não era uma atitude nepotista.
No Dia 15 de maio de 1982, o Barão entrava em estúdio para gravar seu 1º disco. O disco foi lançado em 27 de novembro do mesmo ano.
"Rock`n Geral é até mais tarde..." Os versos do poeta já previam o que viria pela frente. O 1º disco do Barão não foi um sucesso de vendas, mas possuía pérolas como: "Todo amor que houver nessa vida", "Down em mim" e toda uma ingenuidade em volta dos arranjos que fez desse disco um pequeno diamante bruto.
Cazuza gravou mais dois discos com o Barão, "Barão Vermelho 2"e "Maior Abandonado". O 2º disco já estava fadado ao fracasso comercial, quando Ney Matogrosso resolveu gravar "Pro dia Nascer Feliz". A música estourou em todo o Brasil e versão do Barão acabou conseguindo um destaque maior que a do próprio Ney. "Maior Abandonado vendeu 100.000 cópias conseguindo de uma certa forma ofuscar o fracasso comercial dos discos anteriores. Mas as brigas internas denunciavam o que estava por vir, no final do mês de julho de 1985, Cazuza comunicou aos outros integrantes sua saída do Barão Vermelho.

Seu último disco foi Burguesia (1989), gravado com o cantor numa cadeira de rodas e com a voz nitidamente enfraquecida. É um álbum duplo de conceito dual, sendo o primeiro disco com canções de rock brasileiro e o segundo com canções de MPB. Burguesia vendeu 250 mil cópias. Cazuza recebeu o Prêmio Sharp póstumo de melhor música com "Cobaias de Deus".

No dia 7 de julho de 1990, Cazuza morre aos 32 anos por um choque séptico causado pela AIDS. No seu enterro compareceram mais de mil pessoas, entre parentes, amigos e fãs. Sobre seu túmulo está inscrito o epitáfio: "O Tempo Não Pára".

Em apenas 8 anos de carreira, Cazuza deixou 222 músicas gravadas, mais 60 inéditas, 34 para outros interpretes. Após a morte de Cazuza, seus pais fundaram a Sociedade Viva Cazuza em 1990. A Sociedade Viva Cazuza tem como intenção proporcionar uma vida melhor à crianças soropositivas através de assistência à saúde, educação e lazer.

Álbuns carreira solo
1985 - Exagerado
1987 - Só Se For A Dois
1988 - Ideologia
1988 - O Tempo Não Pára (ao vivo)
1989 - Burguesia
1991 - Por Aí (póstumo)
2005 - O Poeta Está Vivo - Ao Vivo no Teatro Ipanema em 1987 (póstumo)

Álbuns com o Barão Vermelho
1982 - Barão Vermelho
1983 - Barão Vermelho 2
1984 - Tema do filme Bete Balanço (Compacto)
1984 - Maior Abandonado
1992 - Barão Vermelho Ao Vivo (No "Rock In Rio I")

Nenhum comentário:

Postar um comentário