quarta-feira, 21 de setembro de 2011



A banda Evanescence tem uma música chamada "Lithium" (Lítio), e que me chamou atenção o "lítio" como tema musical, por se tratar de um medicamento utilizado desde a década de 50 como estabilizador de humor no transtorno bipolar, e que de alguma maneira pode ou não ser "estigmatizado" pela sociedade.
A propósito a letra  também fala de "anedonia".
Anedonia é uma palavra que deriva de Hedonismo. Hedonismo vem do grego hedoné, que significa prazer. É a tendência a buscar o prazer imediato, individual, como única e possível forma de vida moral, evitando tudo o que possa ser desagradável.

Ao contrário do Hedonismo a Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos.Pode ser que a música trate disso ou não, confesso que ainda não sei ao certo.
Amy Lynn Hartzler (13 de dezembro de 1981) é vocalista,compositora, pianista e fundadora da banda  Evanescence, metal alternativo. Ela cita influências que vão desde músicos clássicos como Mozart  para artistas modernos Bjork, Tori Amos,  Danny Elfman e Plumb.

Lítio - não quero me trancar por dentro
Lítio - não quero esquecer como é sentir saudades
Lítio - quero permanecer apaixonado pela minha tristeza
Oh, meu Deus, eu quero deixá-lo ir

Venha para a cama, não me faça dormir sozinha
Não poderia esconder o vazio que você deixou à mostra
Nunca quis que fosse tão frio
Apenas não bebeu o suficiente, para dizer que me ama

Não consigo me segurar,
Pergunto-me o que há de errado comigo?

Lítio - não quero me trancar por dentro
Lítio - não quero esquecer de como é sentir sem
Lítio - quero permanecer apaixonado pela minha tristeza

Não quero deixar isso me abater desta vez
Afogar minha vontade de voar
Aqui na escuridão eu me conheço
Não posso me libertar até que deixe ir, deixem-me ir

Querido, eu perdoo você depois de tudo
Qualquer coisa é melhor do que ficar sozinha
E no final eu acho que eu tinha que cair
Sempre encontro o meu lugar entre as cinzas

Não consigo me segurar
Pergunto-me o que há de errado comigo?

Lítio - não quero me trancar por dentro
Lítio - não quero esquecer de como é sentir sem
Lítio - ficar apaixonada por você
Oh, eu estou querendo deixar isso ir

Nenhum comentário:

Postar um comentário