terça-feira, 22 de novembro de 2011

II Mostra da Cultura Afro-brasileira

O evento realizado neste sábado (19) contou com a participação de estudantes, professores e o vice-presidente da Federação Baiana de Capoeira e Historiador de Salvador Maxímo Pereira de Brito Filho, onde foram abordados temas a Consciência Negra e Zumbi dos Palmares, os estudantes fizeram um show à parte com muita capoeira, exposições e teatro, com apoio e parceria das escolas e prefeitura municipal.
 Para o vice-presidente da Federação Baiana de Capoeira Maxímo Pereira de Brito Filho remete-se a todos que lutam, em nome da liberdade, da democracia, igualitária, unindo toda a classe em um projeto de nação, palestrando em diversos lugares do mundo e levando a cultura da capoeira como patrimônio cultural imaterial do Brasil Mestre Maxímo como é conhecido, recentemente em uma viagem a Toulouse na França, palestrou sobre ‘Era um tal de Besouro de Mangangá’ contemplando e engendrando no nosso processo histórico.       Saudando a tudo o que foi conquistado e tudo que ainda precisa conquistar o Dia da Consciência Negra é o dia nacional de todos os brasileiros que lutam em um país aonde a população chega a 50% negra, num estado onde 80% da população são negras e apesar disso, ainda existe o racismo, segundo o Censo 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Salvador, os brancos têm renda 3,2 vezes maior que os negros, São uma grande discrepância em termos de representação, se pode constar que a população negra sempre está na escala mais baixa.
 A lei 10.639, de nove de janeiro de 2003, onde incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Temas como História da África e dos africanos, propiciando o resgate das contribuições dos povos negros e formação da sociedade nacional.
 Na ocasião do tricentenário de sua morte em 1996 no dia 20 de novembro o Zumbi dos Palmares foi marcado e oficializado herói da resistência contra o racismo e opressão contra o colonialismo, o imperialismo e o terrorismo em todo o mundo. Investidas foram feitas contra o quilombo sob todas as formas. Isto não deve ser encarado como concessão ou exceção a uma regra socialmente estabelecida, mas como o direito de igualdade em oportunidades entre os indivíduos.
Mestre Maxímo em visita a Prado-Ba

Novamente um encontro enriquecedor.  

Cultura-Capoeira-Aprendizado-Alma 

Nenhum comentário:

Postar um comentário