quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O que é Transtorno Bipolar.


O transtorno bipolar é uma doença mental em que o paciente apresenta instabilidade ou oscilação do humor, alterna estados de euforia e depressão.

A causa exata é desconhecida, mas segundo a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar, 50% dos portadores da doença têm menos um familiar com a mesma doença. Existem dois tipos de transtorno bipolar: a doença propriamente dita, e o que os momentos de depressão e hipomania têm uma menor duração e são mais espaçados.

Os principais sintomas da Hipomania são: aumento da energia excesso de atividade no trabalho, estudos,compras; aumento de conversas ao telefone, de sexo, exercícios, viagens ou noites na internet; humor irritável ou mais raramente eufórico; aumento da agressividade,presença de impaciência; aceleração de pensamentos, muitas idéias, devaneios e distrações presentes, aumento da atividade mental, muitas idéias e planos; pensamentos com conteúdo exageradamente positivo: otimismo, sentimento de superioridade, arrogância, coragem, perda de timidez; aumento da impulsividade e de atividades de risco (esporte, gastos, sexo.), abuso/dependência de álcool e/ou drogas e diminuição da necessidade de sono.

Os principais sintomas da depressão são: diminuição da energia, humor depressivo (triste ou irritável), diminuição da motivação, diminuição ou perda do prazer, raciocínio lento, baixa concentração e prejuízo da memória, indecisão, apatia, desânimo; pensamentos com conteúdo negativo: pessimismo exagerado, sentimentos de insegurança, baixa auto-estima, vazio, culpa em relação a tudo, medo excessivo de ficar doente ou morrer, preocupações exageradas com todo e qualquer assunto; insônia ou sono em excesso, dores pelo corpo e queixas físicas, diminuição importante ou perda da libido.

O paciente deve ser avaliado por um médico e o tratamento depende da fase e da gravidade. O tratamento geralmente é feito com estabilizadores de humor e acompanhamento psicológico, noites de sono bem dormidas, hobbies, alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, espiritualidade, a família e amigos são alguns fatores que ajudam a diminuir com essa doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário