domingo, 9 de outubro de 2011

Tour em Salvador



Fundada em 1541 foi a capital do Brasil por 214 anos entre 1549 e 1763 e ainda guarda traços arquitetônicos e culturais deste importante período colonial. Dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa,ligadas pelo famoso Elevador Lacerda.
Uma ansiedade de descobrir os segredos dessa cidade tão grande a quarta maior do Brasil, tão variada e tão apaixonante,em cada vista um flash.
Salvador é conhecida por seu povo hospitaleiro, seu belo litoral e seu Carnaval famoso no mundo todo.
Almoçamos no bairro da Liberdade que fica na Cidade Alta um bairro onde existe a maior quantidade de negros e grandes festas e onde também tem um plano inclinado e visitei a sede do bloco mais famoso de Salvador o Ilê Aiyê na Senzala do Barro Preto.Ali também conheci o Pai Ari muito famoso no Bairro da Liberdade.
No Farol da Barra há o Porto da Barra, um lindo lugar lá você também pode conhecer o Cristo, ponto de encontro para casais de namorados, com seguranças por todo lado, sem risco de assaltos.




Seguindo a orla,pelas praias da Barra, Ondina,Rio Vermelho, Maralina e Pituba chegamos a praia de Itapuã, que inspirou Toquinho e Vinícius de Moraes na composição da música “Tarde em Itapuã”. Essa praia é rodeada por recifes, com águas verdes, formando piscinas naturais, além de seu Farol, que se destaca na paisagem.
Visitamos a Lagoa do Abaeté, com águas negras rodeadas por imensas dunas de areia branca, que envolve a lagoa em diversas lendas e mistérios. Utilizada pelas lavadeiras baianas, a Lagoa do Abaeté é um ponto tradicional na cidade e hoje também localiza-se a sede da associação das lavadeiras e ali um lindo cavalo descansando a beira dessa linda lagoa.

Rio Vermelho, um bairro tradicionalmente boêmio, que hospeda grande parte dos melhores bares de Salvador onde ali eu e minha amiga Graça saboreamos um delicioso acarajé.


  Policiais mantém a ordem em todos os pontos turísticos.

A Praça Campo Grande é cortada pela Avenida Sete de Setembro, importante centro comercial de Salvador. No final dessa rua está o Elevador Lacerda, com uma bela arquitetura inspirada na estilo Art Déco, seu custo é de vinte e cinco centavos por passageiro. Um meio de transporte que surgiu no século XIX e até hoje é utilizado para ligar a Cidade Baixa à Cidade Alta.
                                                                                   Elevador Lacerda

É próximo ao Elevador Lacerda que está o ponto turístico mais famoso de Salvador e provavelmente de toda a Bahia, o Pelourinho. Todo turista que se preze faz um visita a esse local com importância histórica inimaginável. Suas ladeiras com ruas de paralelepípedos carregam uma herança cultural de séculos e os turistas podem conhecer a arte e a história da cidade. Onde tive a honra de ser apresentada e me apresentar esse cenário maravilhoso, meu amigo e mestre muito famoso em Salvador o Mestre Maximo historiador da Capoeira.
                        Cinema toda quinta-feira nas Escadarias do Centro Histórico Área Tombada de Salvador

Lá no Pelourinho há muitas igrejas, como a Igreja de São Francisco e sua belíssima arquitetura barroca e seu interior é feito com ouro e jacarandá, sendo uma das mais ricas do Brasil.

                     A Igreja de São Francisco enfeita o Pelourinho.Pena a inexistência de iluminação na fachada da Igreja para destacar à arquitetura.
Além disso, o Pelourinho também concentra um grande número de bares e as festas por lá são constantes, estando ali curtimos um samba muito gostoso e apreciei uma bebida muito famosa Gabriela cravo e canela.
                                                 Saboreando Gabriela Cravo e Canela.
                     E sambando com meu historiador Mestre Máximo,onde o nome justifica a pessoa.
Passamos pela praça da Sé onde ali existe o memorial das Baianas e a antiga Igreja da Sé de Salvador , Em 1933, a igreja foi demolida para dar lugar aos trilhos dos bondes.
Trilhos ainda existentes na Praça da Sé

 E entre 1998 e 2001 com objetivo à reestruturação e revitalização que foram planejado para essa praça diversos trabalhos de pesquisa arqueológica foram feito pela Universidade Federal da Bahia(UFBA) encontrou testemunhos do passado em escavações arqueológicas cujo resgate de objetos e ossos vinha sendo conduzido por uma equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA.E hoje se encontra na Antiga Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus, a poucos metros da Praça da Sé.
                                          Marco do trabalho de Arqueologia na Praça da Sé
Ao descer o Elevador Lacerda, você se depara com o Forte São Marcelo, construído após a invasão holandesa de 1650. Além de defender a cidade, ele também foi utilizado como prisão. Atualmente é a sede do Centro Cultural Forte São Marcelo.Logo abaixo está localizado o Mercado Modelo, lugar importante do comércio turístico em Salvador. Além de encontrar vários objetos artesanais, os turistas se deparam com lendas sobre os túneis utilizados para o armazenamento de produtos.

Bom hora de dormir então nos deslocamos para um dos mais populosos bairros da capital, é assim tradicionalmente denominado pela população uma vez que ali se erguem dois grandes reservatórios de água potável, o Bairro da Caixa d’Água e onde também está localizado um importante Museu de Arqueologia onde foi inaugurado no ano de 2006 e também um dos mais importantes hospitais de Salvador o Hospital Ana Nery.
Sexta de manhã hora de visitar bairro de Bonfim, que abriga a Igreja Basílica do Senhor do Bonfim, maior centro da fé católica para os baianos. É nessa igreja que são distribuídas as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim onde você desse do carro e vem uma multidão de vendedores de fitas,terço e similares vender seus produtos é também onde ocorre a Lavagem do Bonfim, considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, ficando atrás apenas do Carnaval.
                                                       Igreja Basílica do Senhor do Bonfim
                                     
                                                          Fitas do Senhor do Bonfim
A Lavagem das Escadarias do Bonfim é um ritual que se repete há mais de 50 anos e ocorre sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.


Para finalizar o passeio, visitamos o bairro Monte Serrat, que abriga o Forte Monte Serrat, uma das construções militares que defenderam a capital da Bahia. Em uma localização privilegiada, de lá os turistas podem ter uma visão geral da cidade e de toda a Baía de Todos os Santos. A partir de 1993 o Forte passou a abrigar o Museu da Armaria, com um acervo de armas da Primeira e Segunda Guerra.



Para visitar Ilha de Itaparica tem que navegar pelo Ferry Boat, onde depois farei um post somente para comentar sobre ele...Aguardem próximos Post Ilha de Itaparica e Ferry Boat.




Nenhum comentário:

Postar um comentário