quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mulheres a frente do seu tempo.

Todas heroínas...Simone, Dilma, Frida, Chiquinha, Clarice, Pagú e Leila !

Algumas  notórias mulheres fizeram fama por estarem à frente de seu tempo.Leila Diniz  um exemplo a se considerar, que foi marcante numa época em que o machismo ditava as regras bem mais do que hoje. Início dos anos 70, grávida, ousou se deixar fotografar de biquíni, um absurdo naquele tempo. A atriz também causou furor quando proferiu a frase: “transo de manhã, de tarde e à noite”. Em uma entrevista 'polêmica' quando Leila falou abertamente sobre sexo, a ditadura militar decretou uma lei de censura prévia à imprensa, decreto nº 1077, apelidado de Decreto Leila Diniz. 
Nos dias atuais várias celebridades ou não, são fotografadas nuas e grávidas sem que ninguém se ruborize, e há aquelas ainda que vão à TV dar declarações bem mais picantes e  íntimas do que as da falecida atriz. Além disso, há algumas revistas femininas cujas matérias são bem mais ousadas que aquelas encontradas em publicações reservadas ao público masculino, apesar de menos imagéticas, como a revista Nova...Atitudes como as de Leila na atualidade não causariam escândalo, haja vista as várias conquistas que o sexo feminino alcançou
Num dia desses uma amiga que, após quase 22 anos de casamento e um filho, nunca havia tido um orgasmo com o marido. Nos dias de hoje isso não é tão comum e  pode soar como um caso isolado, mas acredite houve épocas em que exemplos como esse eram 'normais'. Eram tempos em que a função da mulher casada era cuidar dos filhos e da casa. O prazer sexual da esposa não era preocupação do marido, a mulher era submetida a ser objeto sexual e os casamentos, em sua grande maioria, eram uma grande fachada, pois  optavam por viverem infelizes com seus cônjuges a se separarem dos mesmos, já que mulheres desquitadas eram mal vistas pela sociedade. Vários fatores contribuíram para a emancipação feminina. Dentre eles convém destacar o direito ao voto, a invenção da pílula anticoncepcional, que reconfigurou o ato sexual para o sexo feminino e a inserção no mercado de trabalho.

Vou tentar postar por dia textos citando cada uma, das experiências vividas que construíram o referencial feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário