segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rainha do rock and roll Janis Joplin.



Minha camiseta preferida 'Rainha do rock, Joplin'
Nasceu em 19 de janeiro de 1943, em Port Arthur-Texas.
Considerada a rainha do rock and roll Janis Lyn Joplin a maior cantora de rock dos anos 60, sendo a preferida de sua geração, cantava também blues e soul.
Ela foi responsável por marcar definitivamente a participação da mulher no rock e ainda influenciar marmanjos como, por exemplo, Robert Plant. Caso estivesse viva, Janis Joplin estaria completando 69 anos.
Difícil imaginar como ela estaria nessa idade, mas sua breve passagem pelo cenário musical foi suficiente para transformá-la num mito.
Vocalista da Big Brother and the holding company e posteriomente seguiu carreira solo.
Tinha influências por grandes nomes do jazz e do blues como: Tina Turner, Big Mama, Aretha Franklin, dentre outros.
Com uma voz marcante tornou-se ícone do rock psicodélico, lançou apenas quatro álbuns:  Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969) e o póstumo Pearl (1971), mas teve uma curta carreira de 1963 a 1970, por conta do uso com drogas e álcool, morta em 1970 aos 27 anos, devido á uma overdose de heroína.
Algumas circunstâncias em torno de sua morte permanecem sem explicação. A droga que a matou era de uma pureza extrema (tinha 40% de pureza, quando o comum é apenas 2%). As seringas utilizadas sumiram de seu quarto após a morte e especula-se que mais alguém teria estado com ela. Por isso, os meios de comunicação rodearam sua morte de mistério, assim como aconteceu com Jimi Hendrix e Jim Morrison.
Jimi Hendrix Experience do cumprimenta Janis Joplin com uma mulher não identificada no Fillmore West em San Francisco em Fevereiro de 1968.

Intensidade talvez seja a melhor palavra para descrever as performances de Janis. Infelizmente essa mesma intensidade podia ser vista em sua relação com as drogas e o álcool, transformando-a numa bomba relógio prestes a explodir.
Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, sua bebida preferida era southem comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante que cantar chegando a arruinar sua saúde.
Mais uma vez Janis troca de banda e, em 1970 com a “Full Tilt Boogie Band”, começa a preparar “Pearl”, o disco que só seria lançado seis meses após a sua morte.
Paul Morrisey, Andy Warhol, Janis Joplin and Tim Buckley, Woodstock, NY 1968.


Ainda em meio à gravação do disco, Janis é encontrada morta em seu quarto, vítima de uma overdose de heroína. Poucos dias antes, perguntada se não tinha medo do que pudesse acontecer com ela por conta das drogas, já que Jimi Hendrix tinha acabdo de morrer, ela disse que “duas estrelas não partem juntas”. Irônico que com menos de um mês de diferença a música pop perdia dos de seus maiores expoentes.
O corpo de Janis Joplin foi cremado em Westood, Califórnia, e suas cinzas foram lançadas no Oceano Pacífico. A cantora deixou para seus amigos em testamento a quantia de 600 dólares, que foram usados para celebrar sua morte com uma festa selvagem.
Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro de 1970, na tentativa de se livrar do vício da heroína.
Durante a sua estada, fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel, foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa, pelas suas atitudes na praia, consideradas "fora do normal".
Como era época de carnaval, tentou participar de um desfile de escola de samba, porém teve acesso negado por um segurança que desconfiou de sua vestimenta hippie.
Especula-se que ela teve uma breve relação amorosa com o rockeiro brasileiro Serguei.
Existem dois livros imprescindíveis para quem quer saber mais sobre a “Pérola”, “Enterrada Viva – A Biografia de Janis Joplin”, de Myra Friedman (Editora Civilização Brasileira) e “Com Amor, Janis Joplin”, de sua irmã Laura Joplin (Editora Madras)
E neste site:http://www.pophistorydig.com/?tag=janis-joplin-monterey-pop-festival
                                



Discografia:
Big Brother and the Holding Company
Big Brother & the Holding Company - 1967
Cheap Thrills - 1968
Live at Winterland '68 - 1999
Kozmic Blues Band
I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! - 1969
Full Tilt Boogie Band
Pearl - 1971
Big Brother and the Holding Company / Full Tilt Boogie Band
Joplin: In Concert - 1972


Nenhum comentário:

Postar um comentário