quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Comissão de Ética Pública da Presidência da República.


A comissão de Ética Pública da Presidência da República foi criada, em 1999, como um instrumento para orientar as autoridades para que se comportem de acordo com as normas do serviço público. Seus intregrantes não são ligados a partidos e atuam de forma discreta. Portanto a comissão não pode ser acusadade agir politicamente ou buscar os holofotes ao recomendar, de forma unânime, a demissão do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O relatório aprovado pela comissão é contundente sobre as atitudes de Lupi diante das denúncias de cobrança de propina em seu ministério. " E inequivocada a falta de zelo na conduta do denunciado que, mesmo alertado por órgãos de controle, naõ tomou medidas hábeis para evitar as ocorrências, aque hoje culminam com uma enxurrada de denúncias que abalarm a Administração Ppublica Federal" afirma um trecho do documento.
Apesar de não ter comprovado a vinculação do ministro com as irregularidades, a comissão lembrou no documento em que recomenda a demissão do ministro à presidente Dilma Rousseff, que Lupi deveria sair não só pela gravidade das acusações mas também por sua postura ao enfrentá-la valendo-se publicamentede valentia pessoal, que é vedada às altas autoridades da República pela natureza do cargo que ocupam. Ou seja para a comissão o ministro do trabalho mostrou não ter condições nem administrativa nem pessoais para manter-se no cargo.
Depois de um relatário como esse esperava-se que a presidente Dilma Rousseff demitisse Lupi que para piorar também acumulou cargos públicos indevidamente antes de assumir o Ministério do Trabalho.
Afinal se a comissão responsável por zelar pela ética pública emite uma opinião tão desfavorável a um ministro e ele fica no cargo para que serve a comissão? Hoje, é esta a resposta que a presidente Dilma está devendo à sociedade pois mais uma vez, ela conversou com o ministro Lupi, ouviu suas explicações e o manteve no cargo. A comissão deixou a presidente numa encruzilhada no governo ou sai o ministro ou sai a ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário