quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Luto!

                                                 Descanse em paz Amilton Alexandre, o maior guerreiro jornalista, blogueiro e formador de opinião que Santa Catarina - Florianópolis já teve.

                                                   
É triste quando um amigo se vai. Principalmente um amigo querido, um amigo que lutava por justiça, um amigo que vivia, literalmente, por ideais.

Amilton Alexandre, o popular Mosquito, foi vencido por si mesmo. Sua atividade no blog Tijoladas acabou sendo uma morte lenta. Em suas últimas conversas comigo, me contou que tinha ido ao médico, estava com depressão, sua filhinha havia se afastado, recebeu voz de prisão por desacatar o prefeito de Florianópolis, sua mãe bem idosa ficou doente, portas de emprego se fecharam pela sua postura crítica... ou seja, seu mundo real desabou.
Contudo, o que mais se surpreendeu, foi que seu mundo ideal também chegou ao fim. Os inúmeros processos que colecionou, a maioria por desacato, injúria e difamação, contribuíram para que o ideal e o real se confluíssem para a recente tragédia de sua morte. Mosquito lutou contra a corrupção em todos os sentidos, seu blog Tijoladas estava sempre recheado de denúncias contra políticos, empresas e afins. De forma totalmente paradoxal, essa denúncias acabavam voltando-se contra ele.
Faz quase 2 anos que o conheci, ou seja, o conheci no auge da sua atividade no blog. Sua vida sempre foi conturbada, muitas vezes discordamos de vários pontos, principalmente partidários, mas a amizade continuou. Acompanhei também seu calvário, infelizmente.
O mundo de justiça e de paz não chegou na realidade. Ficou no ideal. Como diz o filósofo Hegel, o ideal é o real, e o real é o ideal. Como o real não se concretizou, o ideal perdeu o sentido. O chão acabou.
O fim: como não havia mais postado nada há alguns dias e seu celular estava desligado, pedi a meu amigo Pe. Elizandro, que trabalha em uma paróquia de Palhoça, que fosse até sua casa. Pe. Elizandro me ligou dia 13/12, às 17h20, dizendo que encontrou Mosquito sem vida enforcado em sua casa.
                                Nahor Lopes de Souza Junior

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto." (João 12,24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário