quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pule fora com classe

                             
Não existe o “melhor momento” para dispensar alguém. O que você precisa é ter bom senso para não escolher o pior momento. Romper em datas especiais, como aniversário ou em dias difíceis em que ela conta com seu apoio, como na perda de um parente, por exemplo, só piora a situação. Mas também não vale usar esses “contratempos” como desculpa para adiar, cada vez mais, a conversa fatal. Você deve ser sensível com seu parceiro, mas antes deve ser sensível a si mesmo. Pense como a situação é desconfortável para você e o quanto isso pode estar trazendo ansiedade e infelicidade. Não é na hora da happy hour ou no meio da balada que você deve fazer o anúncio. Muito menos depois de uma transa (por mais que você queira dar uma de despedida): certamente  vai se sentir usado e você vai queimar seu filme. Também evite que o papo derradeiro seja na sua casa – se a pessoa se negar a sair dali pode ficar complicado. A casa dela, talvez, seja o terreno mais apropriado. Mas esteja com os argumentos na ponta da língua e prepare sua rota de fuga – até para escapar de possíveis objetos voando em sua direção!

Na hora de dar o fora, o ideal é que o anúncio seja feito de forma clara, sincera e respeitosa. Dizer a verdade, como ‘Eu não amo mais você’ ou ‘Não estou feliz nesta relação’, costuma ser eficaz para que o parceiro aceite a separação. Para não tumultuar mais o meio de campo, evite discussões inúteis e principalmente não jogue a culpa na parceiro, apontando as falhas dele no relacionamento. Se a relação acabou, provavelmente foi por uma série de fatores e por responsabilidade dos dois – responsabilidade, não culpa. Por mais difícil que seja, programe uma conversa que vá direto ao ponto, seguida de algumas poucas explicações – não é necessário ficar se justificando excessivamente. Mas deixar de dar uma satisfação também não é bom. Se  for alguém com quem você está só ficando ou sua amante, nem pense em sumir do mapa, acreditando que “Ele(a) vai se tocar”. Seja homem ou mulher o suficiente para dizer que não quer mais, olhando nos olhos – nada de dispensar por e-mail ou telefone. Acredite, eles(a) podem infernizar sua vida. Em relações mais duradouras, muitas vezes o homem usa maneiras indiretas para sinalizar o ponto final – como deixar de dar atenção à mulher, evitar programas juntos, fazer coisas que irritam a parceira… Mas isso não dispensa o papo derradeiro e direto. Aquele que quer terminar pode começar a tomar medidas que tornem o relacionamento menos importante para si e para o parceiro. A diminuição da importância facilita a separação.

Caso  vire uma mala, mesmo quando foi sincera, clara, educada. Mas ele pode não ter “entendido” e insiste pelo celular, com torpedos, manda e-mails, MSN, recado pelos amigos, aparece no seu trabalho ou na sua casa. Não, você não vai precisar desenhar. Será preciso apenas uma dose extra de paciência. Explique que a insistência dele não modificará sua decisão – mas tenha certeza disso -, e diga que forçar a barra só trará mais sofrimento para os dois.

É difícil para qualquer um – mulher ou homem – se sentir rejeitado. E cada pessoa reage de uma forma. Algumas ficam com raiva e desejam vingança; outras ficam deprimidas e com baixa autoestima.

Todo relacionamento deve ser tratado com muito respeito. O mínimo é sentar com a parceira para conversar e expor o que você está pensando e também ouvir como ela se sente. Quando não estou mais a fim  e tenho certeza da minha decisão, tento colocar da maneira mais clara e cuidadosa possível. Acho que o diálogo entre o casal, na hora do término, é primordial.


Três coisas que você deve evitar depois que terminar

Dar uma de amiga:
Normalmente é necessário um período de distanciamento antes que o ex-casal possa iniciar uma relação saudável de amizade. Se tudo o que você quer é distância dela, nada de ficar ligando ou procurando saber como a garota está.

Criar falsas esperanças:
Terminou, terminou. Sem essa de ficar “cozinhando” para que ele esteja à sua disposição quando você estalar os dedos. Isso é cruel. A ansiedade de não saber se vocês estão juntos ou separados faz mal para ela e para você também. Se você não tem certeza de que quer se separar, pense melhor sobre o assunto e decida antes de tomar qualquer atitude. Se está descontente com o relacionamento, mas ainda gosta do parceiro, o ideal é que discutam a relação e sobre como seria possível melhorá-la.

Ficar com ciúme dela;
Tem cara que termina com a garota e ainda quer tirar satisfação sobre com quem ela anda saindo. Não foi você que quis assim? Largue o osso e deixe cada um tocar sua vida. Se ainda sente ciúme dela, pense se é o caso de voltar.

                                                                        Sugestões da psicóloga Cláudia Faria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário